Nós explicamos como o branded content pode ajudar sua empresa melhorar a relação com seu público
Você sabe o que é branded content e como ele pode ser um diferencial dentro da sua estratégia de marketing?
“Branded content”, ou em português “conteúdo de marca”, é um conteúdo de entretenimento e informação produzido por uma empresa com o objetivo de divulgar sua marca sem precisar recorrer à lógica dos anúncios publicitários tradicionais.
Como saber se minha marca tem potencial para criar branded content?
Toda marca tem conteúdo, vamos começar por aí. Pode ser sua história, seus valores, sua missão ou seus objetivos: não existe regra para o Branded Content, ele pode ser produzido das mais diversas maneiras e nos mais diversos formatos. O que diferencia um bom branded content dos outros é a relevância do conteúdo e a qualidade dele. Quando o público oferece o tempo de consumo dele, nada mais justo que seu conteúdo também o entregue algo de valor.
Na atualidade, as marcas apostam em dois pilares: produção de conteúdo e aproximação com seu público-alvo – e na hora de produzir um branded content, você precisa estar atento às necessidades de quem te assiste e nos pontos positivos que unem empresa e cliente. Produzir um conteúdo que foge muito de quem é seu cliente pode ser um tiro no pé, mas tente sempre quebrar as expectativas e oferecer às pessoas algo inovador, que desperte curiosidade e interesse que agregue valor ao serviço ou produto que você oferece.
Como agregar valor à minha marca?
Além das características factuais sobre seu serviço ou produto, valores que podem ser agregados à sua marca dizem respeito ao entendimento de mundo, consciência coletiva e posicionamento. Agora se prepare para um exercício.
Você consegue identificar os valores agregados da sua marca?
Ofereça produtos ou serviços, sua empresa consegue trazer debates sobre os mais diversos temas. Estes valores por si só já abrem algumas possibilidades que esta empresa poderia converter para branded content, como uma série para Youtube ou um curta.
Branded content: como fazer?
A dica é: seja sempre original. Se inspire, estude referências, entenda seu público e então crie seu branded content. A seguir, alguns exemplos para clarear ainda mais suas ideias:
- BMW
Em 2001 a BMW produziu uma série de curtas estrelando Clive Owen como um motorista particular escalado para missões emocionantes – nestes vídeos, o carro utilizado pelo protagonista é uma BMW: um curta de ação, sem referência direta à marca no roteiro.
Em 2016, 14 anos após o lançamento do último curta, a BMW lançou mais um vídeo da minissérie, dessa vez estrelando Vera Farmiga, Jon Bernthal e Dakota Fanning, ao lado do motorista Clive Owen novamente.
https://www.youtube.com/watch?v=2GQnCfmXWIA
- Cerveja Antárctica
Em seu canal no Youtube, a cerveja Antárctica, que se auto intitula como “a boa”, produz vídeos bem humorados e de entretenimento para os inscritos no perfil. Lá você pode encontrar webséries, esquetes e vídeos de entretenimento produzidos para um público que gosta de comédia, estrelados por humoristas como Hélio de la Peña, Eduardo Sterblitch e Rafael Portugal,.
https://www.youtube.com/watch?v=ohQMZj0HBsY
Quer entender mais sobre audiovisual, marketing e cinema? Siga a Movioca nas redes sociais e acompanhe nosso blog!
@moviocacontent