Conheça 5 filmes brasileiros que já foram cotados, mas não receberam indicações ao Oscar
Apesar dos norte-americanos ainda dominarem a premiação, já tivemos diversos filmes e artistas brasileiros no Oscar. Mas e aqueles filmes que QUASE foram indicados? Você conhece algum?
Todos os anos, o Brasil tem direito de enviar apenas um filme para disputar a categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”, assim como todos os outros países que não falam inglês como sua língua oficial. Até hoje, apenas 4 obras brasileiras foram selecionadas pelo júri da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para concorrer na categoria, mas nenhum deles levou a estatueta. Além disso, filmes brasileiros (como Cidade de Deus) chegaram a concorrer em outras categorias, mas não foram os vencedores.
Inevitavelmente, todos os anos temos produções que não só não ganham uma estatueta, como nem são indicadas. Confira uma lista de 5 obras que tinham potencial, mas ficaram de fora!
#5 “O Começo da Vida” (2016), de Estela Renner
Fonte: Divulgação
TRAILER
Estela Renner dirige esse documentário sobre a primeira infância e como bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam. Fortemente especulado para a pré-indicação no Oscar 2017, o longa não foi indicado.
#4 “Como Nossos Pais” (2017), Laís Bodanzky
Fonte: Divulgação
TRAILER
Aclamado por atuações que transparecem naturalidade, diálogos curtos e composição simples, “Como Nossos Pais” foi pré-selecionado para o Oscar 2018, mas o filme brasileiro selecionado pela Academia Brasileira de Cinema foi “Bingo”.
#3 “O Caso do Homem Errado” (2017), de Camila de Moraes
Fonte: Divulgação
TRAILER
Dirigido pela cineasta que é a segunda mulher negra a dirigir um filme em circuito comercial no Brasil, o documentário conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, executado pela Brigada Militar nos anos 1980, em Porto Alegre. O longa traz à discussão um assunto que precisa de atenção: a violência policial contra negros. Além do caso que dá nome à produção, também explora dois outros casos similares.
#2 “Bacurau” (2019), de Kléber Mendonça e Juliano Dornelles
Fonte: Divulgação
TRAILER
O longa-metragem de Kléber Mendonça e Juliano Dornelles deu o que falar no Brasil e no exterior, mas ficou de fora das indicações de 2020. Com um elenco impecável e um roteiro de tirar o fôlego, muitos brasileiros ficaram chateados com a falta do filme no evento de cinema mais importante do ano.
#1 “Carne” (2020), de Camila Kater
Fonte: Divulgação
TRAILER
Neste ano, uma obra que criou grandes expectativas para juntar-se aos indicados oficiais foi “Carne”, de Camila Kater. A animação foi qualificada para o Oscar 2021, mas infelizmente não chegou às indicações. Ainda assim, vale a pena assistir e se inspirar nesse curta incrível!
Conhece mais filmes que nem chegaram a ser pré-indicados? Conta pra gente nos comentários ou pelo nosso instagram @moviocacontent!